segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Angra dos Reis

Um Paraíso Chamado Angra dos Reis


Angra é toda sua. O dificil é descobrir todas as magias desse lugar. Andando por esta terra, se descobrem segredos e recentos que apaixonam e fazem sonhar, Angra é mar de um profundo azul,ilhas paradisiacas, montanhas,rios,florestas  e emoções inexplicáveis onde a natureza apresenta um dos mais belos espetáculos da terra. Angra tem segredos guardados nas 365 ilhas que compartilham o oceano e a ilha Grande, com verde selvagem, praias e histórias. Ela é grande atração da Costa Verde. A diversidade biológica do litoral e suas matas é única em todo o Brasi, São 193 km2 de beleza, incluindo 106 praias,cachoeiras e  montanhas, a uma hora de passeio de barco, a partir de Angra dos Reis ou Mangaratiba.
 
Uma das mais belas praias é a de Lopes Mendes, com mar aberto,água bravias, praias tanquilas. Há também a Provetá, alcançada de barco,e dominada por evangélicos .Entre as duas fica a reserva biológica da Praia do sul.
Mas não é só a ilha Grande que é a atração. Angra oferece, como pontos de atração cultural, os Conventos de Nossa Senhora do Carmo e  o de São Bernadino de Sena ou Cruzeiro, execultado em mármore liz, doado em 1758 por D. José I, de Portugal. Lá se encontram também as  igrejas de Nossa Senhora da Conceição, com imagens legendárias da santa, abrigada na igraja mais rica do minicípio e tombada pelo SPHAN em 1954: à  de Santa Luzia,da Lapa e da Boa Morte (com o Museu de Artes Sacras).

Completamente o belo visual da cidade o edificio do Paço Municipal, a antiga Casa da Câmara e Cadea,Contruida  no Século XVII; o Mercado do Peixe; o Chafariz da Chacará da Carioca, o único em fucionamento; a Casa da Cultura, construida em 1824; a ladeira de Santa Luzia e o mais antigo sobrado existente no municí; as ruinas do Engenho Central do Bracuhy e outros inúmeros locais de um encantamento sem par.
Janeiro é o mês  da procissão maritima  de ano novo, o maior evento nático das Ámericas, Originalmente criado em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes  e á Nossa Senhora da Piedade. Esta Festa se transformou num grande desfile de barcos enfeitados onde a descontração, e animação  e criatividade fazem um grande carnaval no mar.
É também o aniversário da cidade, no dia 6 e durante três dias são apresentados diversos espetaculos musicais e folclóricos além de competições esportivas. O ponto alto da festa é o tradicional corte do bolo a 0:00 horas do dia 6, acompanhado da folia de Reis.
Em Fevereiro o Carnaval de Angra é uma festa de grande potencial turistico atraindo grande números de turistas que saem às ruas para brincarem nos quatros dias de folia.
  Fonte: fostos Internet
Edição da Revista City Tour nº10 ano 2 - 2000, pagina 18 a 21. Visite Angra! Linda...Vale a pena.  

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Alto Paraíso

Turismo Místico e Ecológico

Retificando; Edição da Revista City Tour ano 2000 nº 12, fotos Internet.

Venha conhecer este paraiso!

Alto Paraíso

Turismo Mistico e Ecologico

Reconhecida pelos espiritualistas de todo mundo como a cidade do Terceiro Milênio, Alto Paraíso, a 451 km de Goiânia e 240 km de Brasília, é um reduto de maravilhas selvagens e praticamente inactas. É a guardiã do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde ficam os Saltos do Rio Preto em uma das mais antigas formações rochosas do planeta. Suas águas, embora límpida,têm uma tonalidade escura o que originou o nome do rio.
Como o misticismo, a preservação do meio ambiente está incorporada ao espírito da população local, cuja colonização começou em 1750, com o cultivo do café e a pecuária. A Associação dos Condutores de Visitantes da Chapada dos Veadeiros possui guias que lvam os turistas a  pontos pouco explorados,como as serras do Buração, da Baleia, da Cabra, boa Vista e Pouso.Um trabalho do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais(IBAMA) assegura que a fauna e a flora sejam também preservados pelos turistas.
Indo à cidade od turistas saberão  o motivo pelo qual Alto Paraíso, segundo os esotéricos,  é a escolhids para receber a geração da Era de Aquário.
Além de várias comunidades esotéricas, o visitante não pode dispensar conhecer a queda do Rio Preto, com 80 metros de altura, o provoado de São Jorge. as pedreiras, as Cataratas dos Cariocas e os fabulosos canyons.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Viajando pela Europa

Uma boa viagem pela Europa  não pode deixar de começar pela internet.
A sugestão inicial é que você busque em um site  de pesquisa como Miner ou Cadê? páginas de pessoas que contam suas odisséias pelo velho continente.Desta forma você pode encontrar de tudo.
Desde jovens estudantes mochileiros que viajam com pouco dinheiro, e dão sugestões muito interessantes ajudando quem viaja com o orçamento apertado, até pessoas acostumadas com o velho mundo que indicam agências onde você pode aligar um carro ou os cardápios do melhores restaurantes de ,Madri, Paris, Roma, Venesa .
Veja esta pérola muito útil para quem pretende dar uma passeada pela Itália;"Encontrar um bom hotel na Itália é facil, agora, encontrar um bom hotel vazio  é muito difícil. Tente sair do Brasil  com todo o roteiro formado e com as  reservas feitas daqui. Acaba saindo mais barato. Uma boa dica, para quem quer segurança, é reservar hotéis perto do centro históricos, dos monumentos famosos ou das Piazzas mais conhecidas.
Agora para quem quer economizar um pouco, o bom mesmo é ficar perto das estações ferroviárias.
Os preços na Itália não são nada baratos. Paga-se para comer, dormir ou comprar presentes para familiares...(É melhor comprá-los no free shoping!)"
Uma dica como esta é filosofia pura!
Outra recomentação útil para os amigos de primeira viagem é que usem e abusem dos trens! Aqui no Brasil, não estamos muito acostumados com este transporte,mas na Europa certamente é a maneira mais fácil,econômica, pitoresca e até  charmosa de viajar.Facilmente você pode conhecer grande parte da França e países adjacentes pelo fomoso TGV. São trens de alta velocidade que na primeira chasse(não se  assuste não é caro) oferecem uma deliciosa e inesquecível viagem .
E ainda você pode comprar um bilhete especial com validade de até 30 dias em agência aqui no Brasil. Com este bilhetes você pode usar praticamente qualquer trem para qualquer lugar naquele período de tempo.
Mais atenção não esqueça de "validar" seu bilhete na estação antes de embarcar, senão você terá que pagar uma pequena multa. Boa viagem !
Edição nº11 ano 2 Revista City Tour, fotos  Internet.




Bariloche

O inverno branco dos brasileiros

Mesmo quem conhece paisagens mais glamourosas ou imponentes, jamais pode esquecer a sensação de grandeza tão forte como a que se tem do pico do Cerro Catedral,a segunda montanha mais alta de Bariloche. O nome Catedral,que batiza este monumento natural de 2.388 metros de altura foi inspirado nas catedrais góticas,igrejas hiperbólicas,altíssimas,construídas na idade Média para dar ao homem a sensação de que ele é uma ínfima partícula de pó diantr de Deus. A diferença,porém, entre uma catedral e o  Catedral é que, na igreja, o sentido predominante é o de reverência e submissão, e no pico da montanha, com a paisagem aos seus pés, a sensação é de amplitude e liberdade.
Não existe horizonte. O que há são nuvens, superiores, soberanas. Abaixo, estão montanhas que formam a majestosae altissima Cordilheira dos Andes. Baixando ainda mais os olhos,encontra-se um lago. Ele é imenso, pois não é  um qualquer. É o Nahuel  huapi, onipresente em Bariloche, com 425 metros de profundidade e 554 quilômetros quadrados de extensão ou 284 vezes maior do que oPrincipado de Mônaco. Por suas características de maneira natural, a vista do topo do Catedral supera as  intenções de qualquer catedral gótica. A Catedral abriga a maior, mais famosa e paparicada estação de esqui de Bariloche.  Entre o Final de junho e a metade de agosto, quando as férias escolares de brasileiros e agentinos coincidem com a neve que se acumula na encosta da montanha, a  cidade, que tem cerca de 90 mil moradores, recebe algo em torno de 80 mil turista,a maioria querendo esquiar em uma das 17 pistas do Catedral, que enfileiradas, somam 67 quilômetros. Por ano, são aproximadamente 600 mil pessoas que visitam Bariloche. Para dar conta do movimento, o sistema de bomdinho e teleféricos tem capacidade para transportar 20.225 pessoas por hora. Na primavera  e no verão quando o verde substitui a neve, O Catedral ,assim como muitas outras montanhas e bosque da região,também tem publico cativo. Entre setembro e fevereiro, quando entre  45 e 50 mil turistas chegam  á cidade , suas pistas e trilhas se prestam a longas caminhas junto á natureza. É também no verão que os turistas se esbalda fazendo rafting nos rios agitados da região( um dos mais procurados se chama,paradoxalmante, Manso) ou passeando de barco entre as ilhas do lago Nahuel Huapi, como a Isla Victoria ou a Isla Huemul. Ou ainda visitando um outro cartão postal de Bariloche; o Cerro Tronador, a mais alta montanha de lá  , com neve eterna, 3.554 metros de altura e quatro glaciares do lado argentino (a outra face da montanha pertence ao chile).
Glaciares são rios de gelo que se formam pelo descongelamento da neve eterna . Se você tiver sorte, pode presenciar  um deslizamento. A queda provoca um barulhão - daí o nome Tronador, aquele que trona,  que troveja. O gelo que  despencou para  a base da montanha derrete e dele nasce um rio, no  caso o Manso, que desemboca no Lago Mascardi.  A descoberta de Bariloche no verão começou há cerca de vinte e um  anos. antes disso, na décadas de 40 ou 60, por exemplo, movimento ali , só no inverno, e assim mesmo não muito. Primeiro,foram os argentinos que descobriram  sua boas pistas de esqui . A publicidade  boca a boca atraiu outros vizinhos sul  - americanos. Depois. foram legiões de  casais brasileiros que encontraram uma utilidade mais acolhedora para o cenário desenhado pelo frio e pela neve: a lua de mel.
Editado na Revista City Tour em 1999 ,Ano 2 nº 7  - Foto fonte internet.