terça-feira, 27 de julho de 2010

TEMPORADA EM ARUANÃ

   Lazer junto a natureza...


Aruanã é uma cidade pequena que abriga turistas na busca de lazer junto à natureza. A sedução faz do Rio Araguaia um verdadeiro vício para os goianos, mineiros, paulistas e até turistas do exterior. Na temporada pesqueira, são milhares de visitantes que a cada ano se instalam nos acampamentos espalhados pelas ilhas, barrancos e longas extensões de praias.

Pôr do SOL

Como são verdadeiras cidades que surgem nas margens do rio em época de temporada, a estratificação social também é transportada para lá. Há locais de acampamentos luxuosos, e há outros populares, como as praias mais próximas à cidade de Aruanã.

Nome tirado de um peixe famoso, a cidade de Aruanã (GO) era um centro de atração de tribos Carajás do Araguaia colonial. Tornou-se o porto da antiga capitania de Goyas, cuja capital, Vila Boa, está relativamente próxima. Hoje, transformada em cidade-balneária, sua praça principal, à beira rio, preserva o monumento ao goiano Couto de Magalhães, figura importante do século 19 que investiu na idéia de vapores navegando de Aruanã até Belém do Pará.

Principal centro receptor e dispersor de turismo no Araguaia, a cidade luta agora pela preservação da natureza como fonte da nova economia, que substituiu a fase da devastação pela agropecuária e turismo predatório. Acessível a partir de Goiânia e Cidade de Goiás . Fica logo abaixo do ponto em que o rio Vermelho, que nasce em Goiás (GO), deságua no Araguaia. Dispõe de hotéis e pensões. Ao lado, tem uma pequena mini-reserva dos antigos guerreiros Carajás. Foco do trabalho da agência ambiental do Estado. O Ibama costuma estar presente, a partir de Lujis Alves. De Aruanã organizam-se os acampamentos, ao longo de praias acima e abaixo, por dezenas de quilômetros .

ECOTURISMO
Paraíso dos índios pre-colombianos, conquistado pelos bandeirantes desde o século XVII, costumava ser chamado de "o mais lindo rio brasileiro", por suas praias, suas matas em volta, suas ilhas e toda sua vida aquática, sua fauna e flora, em seu leito calmo e seu vale extenso, ao longo de milhares de quilômetros, do coração do Brasil.
 
Aruanã dispõe para seus turistas praia, áreas de acampamento, pesca artesanal ou amadora, aldeia Indígena dos Kárajas. Os Bares, restaurantes, clubes de lazer e danceterias da cidade. Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Leopoldina, situada na Praça Couto Magalhães.




As praias, lindas costumam ficar cheias de turistas, espalhados por acampamentos - normalmente ranchões, hoje disciplinados pela agência ambiental de Goiás, sob os quais se alojam as barracas e todo tipo de equipamento de camping e pesca esportiva amadora.O trânsito perto de portos de cidades de Aruanã tem um aumento significativo na época de alta temporada chegando até 90mil pessoas (Julho - Setembro), lanchas, canoas, jetskis, ultraleves, etc. Exatamente um turismo ecológico. Há belíssimas praias, que podem ser alcançadas com algum esforço.

PESCA ESPORTIVA
 
Desde o início da humanidade, a pesca vem sendo praticada como uma atividade de subsistência do homem. O instinto de sobrevivência fez com que o ser humano buscasse na natureza alimentos saudáveis e fartos, e por meio da pesca também encontrou o que necessitava. Métodos e técnicas foram desenvolvidos com o intuito de entender cada vez mais o comportamento dos peixes e facilitar sua captura. Com o passar dos anos, o ser humano foi modificando o seu modo de vida e a sua relação com o meio ambiente.
Hoje disciplinados pela agência ambiental de Goiás, sob os quais se alojam as barracas e todo tipo de equipamento de camping e pesca esportiva amadora.A melhor época para se pescar no Araguaia está situada em dois períodos curtos. O primeiro em março ou abril, no final das grandes chuvas de verão. O segundo no final de outubro ou início de novembro, logo no início das chuvas.

ESPORTES NÁUTICOS

Os esportes Náuticos são  símbolos expressivos da relação do homem com a natureza, permitindo contato direto com a natureza, permite uma sintonia tão plena com ambiente que quase confunde - se com uma extensão do corpo moldando-se às águas, transformando força em movimento, onde atletas competem em total harmonia com o meio ambiente.

O lugar ideal para a prática dos esportes náuticos, caminhada por trilhas, passeios de barco, para os que gostam de aventuras, a melhor opção é praticar Ski - Aquático e para o êxtase total da preguiça daquelas férias tão sonhadas.
O melhor período é entre os meses de junho e outubro; quando esportes radicais como canoagem, passeios de ultraleve e jet-ski podem ser praticados à vontade. Depois desse período começam as cheias, que dificultam o passeio.

Como chegar

As estradas estão sinalizadas e em excelente estado de conservação. As vias de acesso são: GO-530, GO-060 e GO-070.

Possui pista homologada, pavimentada, com 1.300m de extensão, 270,6m de altitude e é propício para vôos noturnos. Não possui terminal de embarque e desembarque de passageiros.

Atrativos
  • Aldeia Karajá;
  • Igreja da Nossa Senhora da Conceição Leopoldina;
  • Museu Municipal;
  • Rio Araguaia;
  • Rio Vermelho.
Informações úteis
  • Secretaria Municipal de Turismo: (62) 3376-1595
  • Bancos: Itaú
Distâncias
  • Goiânia: 310km
  • Brasília: 505km
  • São Paulo:1226km
  • Belo Horizonte: 1206km
  • Uberlândia: 660km
  • Uberaba: 760km
 Venha Conhecer ...





Fonte:Revista City Tour
Fonte: AGETUR - Agência Goiana de Turismo
Fotos: Internet ,diversos fotografos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário