terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Buenos Aires



A mais européia das cidades latinas



Terra de famosos como Carlos Gardel, Evita e Maradona, Buenos Aires é o pedaço mais europeu da América Latina. Chame, arquitetura importada e frio não desmentem o título. A cidade está cheia de praças e de parques como o de Palermo, o Hyde Park da Argentina.A arquitetura, por sua vez, tem aquele estilo clássico das ruas de Viena ou de Madri - a própria sede do governo, a Casa Rosada, na famosa Plaza de Mayo, leva a assinatura de um sueco.

Mas por mais europeu que seja o clima da cidade, o Caminito, uma de suas ruas famosas, não deixa esquecer que você está abaixo da linha do Equador - as casinhas coloridas dessa viela de La Boca foram edificadas com sucatas portuária, lembrança de uma crise mais séria do que a de agora. Seja como for, não é um contratempo econômico que vai impediros portenhos de fazer o que mais gostam: varar a madrugada nos bares da Recoleta ou de San Telmo. Para quem tem uma alma  boêmia e aprecia uma cidade com classe, esse éo lugar certo para visitar. A cidade recebe turista durante todo o ano.Os invernos são frios e secos e os verões, quentes e úmidos. No mês de maio, a temperatura varia de 10 a 20 graus e o início do outono éa época dos dias ensolarados e céu azul.

Graças ao Mercosul, turistas brasileiros nãoprecisam de visto de entrada nem de passaporte.A carteira de identidade basta para que os brasileiros conheçam as maravilhas da cidade, como a Catedral Metropolitana, erguida em 1872. A igreja passou por várias intervenções,chegando a ser queimada por peronistas e reconstruida em 1955. Muitas das visitas ao local são devidas ao mausoléu do General San Martin, localizado ali. Imperdível também é o bairro La Recoleta, o local boêmio da cidade, onde se encontram excelentes restaurantes butiques exclisivas e muitas animação.Em uma espécie de contradição, o cemitério da região, com seus fantásticos mausoléus e obeliscos,tornau-se também uma grande atração.
 No bairro La Boca, o visitante confere a influência dos imigantes italianos por meio de ótimos restaurantes e invejável alto astral. As casas coloridas, pintadas em tons nada sóbrios, fazem a festa para os olhos de quem anda pelas ruas. Uma das fachadas mais coloridas do cenário arquitetônico de Buenos Aires é o Teatro Colon, que transpira sofisticação e erudição.
Em seus mais de 80 anos, apresentam-se ali grandes nomes da dança e musica.Para quem não tiver a chance de presenciar um espetáculo, há tours pelas dependências do teatro. Museus:Visitar os museus das cidades é uma forma que o turista tem para conhecer a história e a cultura da região.Assim, o turista presente na Argentina não pode deixar de dar uma chegada ao museu Nacional de Bellas Artes. Nele encontram-se grandes obras de artistas europeus,como Rembrandt, Rodin, Daumier e Degas.Alem disso, o museu mantém uma exposição permanente de obras de artistas naturais da Argentina. A tradição do paí também é cultuada na seção dedicada ao artesanato e às esculturas produzidos nas provicias.Noite, em Buenos Aires é conhecida como uma cidade boêmia e justifica esse titulo: o povo sai de casa depois das 23 horas  e só volta depois de tomar o café da manhã na rua. As casas de shows, bares com música ao vivo e danceterias ficamlotadas,especialmente nos fins de semana. Para assistir um show de tango, paga-se entre 30 a 50 dólares.Fonte:Revista City Tour - Ano 2 nº 7 -1999,fotos internet.

Cidade de Goiás

Patrimônio  Histórico da Humanidade

Casa de Cora Coralina

Onde querque esteja, a poetisa Cora Coralina certamente sente orgulho de sua terra natal, que conseguiu preservar 90% de sua arquitetura barroco-colonial original.



A cidade de Goiás, a 120 km de Goiânia,  é o mostruário perfeito do Brasil do século XVIII, com um belo cenário por morros verdes e aos pés da Serra Dourada.



 




A antinga Vila Boa e primeira Capital do Estado de Goiás, guarda em suas igrejas e museus importantes artes sacras.



É preciso tempo para conhecer o Museu da Bandeira, o Museu da Boa Morte, o Chafariz de Calda e o Palácio Conde dos Arcos. Esse último foi traçado com cômodos claros e bem arejados, tem um jardim interno cheio de flores, árvores e folhagens que fazem o turista voltar ao passado. Importante para sua bagagem cultural é conhecer as esculturas de Veiga Valle. Também não deixe de visitar a Fonte da Carioca e a Cachoeira Grande.








 A principal manifestação religiosa da Cidade de Goiás é a Semana Santa, quando acontece a Procissão do Fogaréu, que até hoje preserva suas origens espanholas.
A cada passo pelos becos, ruas estreitas e muros de pedras da cidade o turista tem contato com a historia do Estado e do País. Casarios seculares de beirais talhados, cores claras e leves e portais de desenho singulares e janelões dão o ar colonial do lugar.



Rica também é a culinária vilaboense:



arroz com pequi;




DESCRIÇÃO
Nativo da região o Pequi é um fruto amarelo que aparece em muitos pratos locais. Empresta perfume e sabor especial aos alimentos. Seu caroço é cheio de espinhos e por isso não deve ser mordido, apenas raspado com os dentes.




Arroz com Guariroba e Frango

Ingredientes

1/2 colher de chá de óleo (FRANGO)

1 unidade de cebola grande fatiada (FRANGO)

2 dentes de alho amassados (FRANGO)

1 unidade de frango inteiro limpo e cortado em pedaços

12 unidades de caroços de pequi (FRANGO)

pimenta de cheiro (FRANGO) a gosto

sal (FRANGO) a gosto

4 colheres de sopa de manteiga (ARROZ)

2 dentes de alho picados (ARROZ)

2 unidades de cebolas médias picadas (ARROZ)

400 gramas de guariroba ou palmito em conserva cortado (ARROZ)

sal e pimenta do reino (ARROZ) a gosto

2 xícaras de arroz (ARROZ)

4 xícaras de água quente (ARROZ)

1 unidade de pimenta de cheiro picadinha (ARROZ)

1 punhado de cheiro verde picadinho para polvilhar (ARROZ)

Passo a Passo

Faça o frango

Em uma panela coloque o óleo e deixe aquecer bem. Doure a cebola e o alho e refogue o frango. Quando estiver bem refogado coloque os caroços de pequi.
Vá pingando água aos poucos até o frango cozinhar e o caldo ficar grosso. Tempere a gosto com pimenta do reino e sal e reserve

Faça o arroz

Numa panela derreta a manteitga, junte o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
Adicione a guariroba picada e refogue por cinco minutos, mexendo sempre com uma colher de pau. Coloque sal e a pimenta do reino a gosto.
Acrescente o arroz, frite um pouco e junte a água. Tampe a panela e deixe cozinhar. Antes de desligar o fogo; coloque a pimenta de cheiro.
Na hora de servir; coloque o arroz no centro de uma travessa ou prato com os pedaços de frango em volta e polvilhe com cheiro verde picadinho.



Edição da Revista City Tour ,Ano 2 nº12 - 2000







segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Balneário Camboriú

Bem-vindos mesmo!



O Balneário Camboriú não é apenas uma praia no litoral catarinense. Uma de suas principais caracteristícas - talvez a mais importante - é que o receptivo, tanto da iniciativa privada quanto do poder público, realmente funciona e faz com que o turista fique plenamente satisfeito. Mas há muito mais.







Quem visita o Parque Unipraias e passeia num dos bondinhos aéreos pelas estações Barra Sul, Mata Atlântica e Praia de Laranjeira, pode se deliciar nos centros comercias, praças de alimentação, passeios pela mata atlântica, praças de eventos e no seu auditório panorâmico enquanto os turistas são levados a uma altura de 240m. São mil pessoas por hora desfrutando de um complexo de lazer e diversão que constitui um dos maiores investimentos turísticos do Brasil.


No alto do Morro da Cruz, no Bairro das Nações, o Cristo Luz, erigido a partir do testemunho de um pescador que, na década de 40 disse ter presenciado um espetáculo de luzes naquele local, uma manisdestação divina, proporciona ao visitante uma vista deslumbrante de toda a praia central. Com 35m de altura, cinco a menos que o Cristo Redentor do Rio, a estátua construída em 1997 segura, na mão esqueda, um canhão de luz simbolizando o sol, derramando sobre a cidade a luz do caminho da fé.
Uma otima sugestão para suas férias!
Fonte: Revista City Tour  Ano 2 nº12 - 2000








Gastronomia - Balneário Camboriú

Pode-se dizer que a cidade realiza um permanente festival gastronômico. Do prato mais simples ao mais sofisticado, dos restaurantes mais finos aos fast foods, buffets e lanchonetes. Comidas típicas internacionais como: italiana, árabe, chinesa, japonesa; comidas típicas nacionais, como as tradicionais churrascarias gaúchas; locais como a culinária mineira, além de confeitarias e cafés coloniais, apresentam a diversidade gastronômica do município. Tradicionalmente, vários estabelecimentos oferecem pratos à base de frutos do mar com camarões, mariscos, lulas, ostras, siris e peixes variados – salmão, tainha, anchova, côngrio, entre outros. Uma facilidade é poder encontrar em Balneário Camboriú diversos restaurantes funcionando durante todo o dia e durante a noite, até amanhecer.

Em dúvida de onde comer?



Bem Bom
Rua 951, 45 Sala 36
3366-4666

Planet Food

Av. Brasil, 2560 3366-2085
Mont Cristo Restaurante
Complexo Turístico Cristo Luz, 3367-3369

Mr. Wilson Grill
Shopping Atlântico 3367-2202
Qualquer Lugar
Rua 1400, 271 3366-4806







Armazém do Pão Av. Atlântica, 640 3366-5458
Trigo’s
Rua 1500, 390 3367-5970

Tutti’s Pão
Av. Brasil, 2154 3367-0799
Jaqueline
Rua Dom Daniel, 1269, al. 01 - Vila Real 3361-0799

Confeitaria Caféhaus Glória
Av. Central, 480 3366-0519








Oceano’s
Av. Brasil, 1500, 3261-5001
Pasta & Grill
Via Gastronômica, 3367-2600
Londrina
Av. Atlântica, 1510, 3363-5813
Moustache
Av. Atlântica, 3640, 3361-9267
Rock’s Restaurante
Av. Atlântica, 2554, 3263-0230








Chin Chin
Rua 3148, 145, 3363-3338
China In Box
Rua 1101, 300 3367-8228
Shian Yian
Av. do Estado, 2041, 3360-0019
Shian Yian
Atlântico Shopping, 3366-7532
Lig Lig
Rua 901, 20 3361-3310, 0800-7714711







Gaúcha
Av. Normando Tedesco esq R. 4600
3361-6934
Panorama
Rua Dinamarca, ao lado Prefeitura.
3363-1357
Rio Grande Av. Marginal Leste, 260
c/ R. 3300, 3361-1801







Kanshari Restaurante Natural
Rua 1910 3363-6591
Spaço Diet
Av. Atlântica, 400
Toque Natural
Rua 1801, 80 3360-9309







Guacamole Cocina Mexicana
Av. Normando Tedesco, 1122
(Av. Beira Rio) - Barra Sul
(47) 3367-9978
Parador Estaleiro Restaurante
Rod. Interpraias - R. Victorino Fornerolli 3261-6661
Oriente Árabe
Av. Atlântica, 2252, 3367-4980







Surfers Paradise
Av. Brasil, 1301 , Lado Shopping, Atlântico 3263-1472
Taff´s Guaraná
Rua 11, 23 3363-2290
Tentações do Mate
Av. Brasil,940 3367-0457
Tropical Sucos e Lanches
(Próx BIG) Av Brasil, 3487 3366-0991
XisBom
Atlântico Shopping, 3264-1486








Da Mama
Av. Atlântica, 2440 3363-3833
Itamaraty
Av. Atlântica, 1576 3366-0081
Lago da Sereia
Av. Atlântica, 5310 3361-0101
Lelo’s
Av. Atlântica, 3700 3361-2749
O Pharol
Av. Atlântica, 5740 3367-3800








Macarronada Italiana
Via Gastronômica, 160 3367-0788
Mangiare Felice
Av. Atlântica, 570 3367-5182
Pasta e Grill
Av. Atlântica, anexo a Choperia General Hamm
Max’s Ristorante
Rua 2380, 84 3367-4647
Pizza Ponto Com
Rua 1901, 111 3367-4330
Pizzaria Polonesa
5a Avenida, em frente a Univali 3361-6004
Pedaço Por Pedaço
Av. Atlântica, c/ Pça Tamandaré 3367-9542
Vício da Pizza
Av. do Estado 3263-1100
Zênite Pizzas e Beirutes
Rua 11, 23 3360-1113