terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cidade de Goiás

Patrimônio  Histórico da Humanidade

Casa de Cora Coralina

Onde querque esteja, a poetisa Cora Coralina certamente sente orgulho de sua terra natal, que conseguiu preservar 90% de sua arquitetura barroco-colonial original.



A cidade de Goiás, a 120 km de Goiânia,  é o mostruário perfeito do Brasil do século XVIII, com um belo cenário por morros verdes e aos pés da Serra Dourada.



 




A antinga Vila Boa e primeira Capital do Estado de Goiás, guarda em suas igrejas e museus importantes artes sacras.



É preciso tempo para conhecer o Museu da Bandeira, o Museu da Boa Morte, o Chafariz de Calda e o Palácio Conde dos Arcos. Esse último foi traçado com cômodos claros e bem arejados, tem um jardim interno cheio de flores, árvores e folhagens que fazem o turista voltar ao passado. Importante para sua bagagem cultural é conhecer as esculturas de Veiga Valle. Também não deixe de visitar a Fonte da Carioca e a Cachoeira Grande.








 A principal manifestação religiosa da Cidade de Goiás é a Semana Santa, quando acontece a Procissão do Fogaréu, que até hoje preserva suas origens espanholas.
A cada passo pelos becos, ruas estreitas e muros de pedras da cidade o turista tem contato com a historia do Estado e do País. Casarios seculares de beirais talhados, cores claras e leves e portais de desenho singulares e janelões dão o ar colonial do lugar.



Rica também é a culinária vilaboense:



arroz com pequi;




DESCRIÇÃO
Nativo da região o Pequi é um fruto amarelo que aparece em muitos pratos locais. Empresta perfume e sabor especial aos alimentos. Seu caroço é cheio de espinhos e por isso não deve ser mordido, apenas raspado com os dentes.




Arroz com Guariroba e Frango

Ingredientes

1/2 colher de chá de óleo (FRANGO)

1 unidade de cebola grande fatiada (FRANGO)

2 dentes de alho amassados (FRANGO)

1 unidade de frango inteiro limpo e cortado em pedaços

12 unidades de caroços de pequi (FRANGO)

pimenta de cheiro (FRANGO) a gosto

sal (FRANGO) a gosto

4 colheres de sopa de manteiga (ARROZ)

2 dentes de alho picados (ARROZ)

2 unidades de cebolas médias picadas (ARROZ)

400 gramas de guariroba ou palmito em conserva cortado (ARROZ)

sal e pimenta do reino (ARROZ) a gosto

2 xícaras de arroz (ARROZ)

4 xícaras de água quente (ARROZ)

1 unidade de pimenta de cheiro picadinha (ARROZ)

1 punhado de cheiro verde picadinho para polvilhar (ARROZ)

Passo a Passo

Faça o frango

Em uma panela coloque o óleo e deixe aquecer bem. Doure a cebola e o alho e refogue o frango. Quando estiver bem refogado coloque os caroços de pequi.
Vá pingando água aos poucos até o frango cozinhar e o caldo ficar grosso. Tempere a gosto com pimenta do reino e sal e reserve

Faça o arroz

Numa panela derreta a manteitga, junte o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
Adicione a guariroba picada e refogue por cinco minutos, mexendo sempre com uma colher de pau. Coloque sal e a pimenta do reino a gosto.
Acrescente o arroz, frite um pouco e junte a água. Tampe a panela e deixe cozinhar. Antes de desligar o fogo; coloque a pimenta de cheiro.
Na hora de servir; coloque o arroz no centro de uma travessa ou prato com os pedaços de frango em volta e polvilhe com cheiro verde picadinho.



Edição da Revista City Tour ,Ano 2 nº12 - 2000







Nenhum comentário:

Postar um comentário