São Francisco
Não existe nos Estados Unidos nenhuma cidade tão eclética, cosmopolita e libertária como São Francisco, a cidade que muitas vezes é confundida como a capital da Califórnia, mas que é antes sim, a capital cultural da Costa Oeste dos Estados Unidos.
Uma cidade privilegiada com um ambiente natural incomparável, uma mescla cosmopolita de pessoas, restaurantes e lojas requitados e, ainda, uma harmoniosa combinação das arquiteturas antigas e moderna.
Assim é São Francisco, na Califórnia. A Cidade é contaginte e encerra em suas ladeiras uma mistura de nacionalidades em constante clima de festa. As casas em estilo vitoriano, todas em madeira, e outras construções do século 19 estão espalhadas por toda parte e contrastam com edifícios de arquitetura moderna que parecem escalar as colinas.
Conhecida em todos os cantos do planeta por sua proposta libertária e pelas idéias de mudar o mundo com a prática do binômio 'paz e amor' dos anos 60, com o movimento hippie São Francisco também é vista como capital gay.
Eclética, São Francisco representa uma mistura de povos e ideias, sempre em harmonia. Lá os ideais minifestam-se sem medos, desde o movimento gay até lutas ecológicas e as águas azuis, contrubuem ainda mais para que esta magia se perpetue.
Os famosos bondinhos
Os meios de transporte contam a história do progresso da cidade. Os velhos e impecáveis cable cars ( bondinhos) confudem-se nas ruas com o metrô, o ônibus e o street car - uma mistura de bonde e trem urbano. O primeiro bonde circulou em 2 de agosto de 1873. Em 1982, o sistema foi reparado em uma obra que durou 20 meses e comsumiu U$$ 67,5 milhões. Hoje, a frota conta com 39 cable cars funcionando perfeitamente.
Um passeio de cable car imperdível leva ao Fisherman's Whasf, a antiga vila de pescadores. O ideal é conseguir um lugar do lado de fora do bondinho para aproveitar melhor o passeio. A vista que se tem da cidade e da baía durante o trajeto é magnífica. Na chegada a melhor opção é o Píer 39, onde a agitação toma conta de lojas, restaurantes e lanchonetes.
Uma das principais atrações são os cerca de 600 leões - marinhos que fixaram residência nas docas flutuantes. São várias, aliás, as opções de passeios e programas culturais oferecidas por São Francisco. Entre elas, vale a pena conhecer o Centro de Artes Yerbo Buena Gardens, o Golden Gate Park, o Palace of Fine Arts e, também, o Curran Theatre, que sempre apresenta as peças mais famosas.
A capital cultural da Costa Oeste não desaponta com sua companhia de ópera ,seu balé e suas produções teatrais. A noite, a agitação é curta mais bastante animada. São muitas as opções de piano-bar, barzinhos e dance clubs, a maioria não cobra entrada. Os lugares mais movimentados começam a lotar por volta das 23h, mas todas as casas se fecham às 2 horas.Isso por causa da lei que proibe a venda de bebida alcoólicas no Estado da Califórnia após esse horário.
Materia Publícada na Revista City Tour, Ano 2 edição n° 10 ano 2000;
Fotos: fonte internet( tripadvisor.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário